Tales of Kenzera: Zau รฉ um jogo de aventura Metroidvania que oferece aos jogadores a chance de empunhar os poderes das Mรกscaras do Sol e da Lua. Inspirado nos contos Bantu, os jogadores desbloqueiam habilidades progressivamente para o jovem xamรฃ protagonista, Zau, em sua missรฃo de ressuscitar seu pai.
Em um evento recente de prรฉ-estreia de Tales of Kenzera: Zau, o combate do jogo de plataforma foi descrito pelo fundador e ator do Surgent Studio, Abubakar Salim, como “semelhante a uma danรงa”.
Especificamente, cada Mรกscara confere aos jogadores poderes cรณsmicos distintos: a Mรกscara do Sol possibilita a execuรงรฃo de ataques poderosos, como lanรงas de fogo, enquanto a Mรกscara da Lua รฉ especializada em controle de multidรตes e ataques ร distรขncia, com vรกrias situaรงรตes de combate desenhadas para desafiar Zau.
E isso nรฃo รฉ tudo. Conforme demonstrado na demo de Tales of Kenzera: Zau, a Mรกscara da Lua concede aos jogadores poderes de controle do tempo, incluindo a habilidade de congelar temporariamente a รกgua e os inimigos, o que รฉ vantajoso tanto para o combate quanto para a exploraรงรฃo.
Na entrevista, o designer-chefe da Surgent Studios, Zi Peters, e o artista de arte/personagem, Ackeem Durrant, discutiram as habilidades temรกticas de tempo e as atualizaรงรตes na รกrvore de habilidades de Zau. Peters tambรฉm detalhou o sistema de bugigangas de Zau em Tales of Kenzera e como ele se integra ร s habilidades.
Como o tempo influencia nas habilidades em Tales of Kenzera: Zau
Como caracterรญstico dos jogos Metroidvania, as habilidades principais em Tales of Kenzera: Zau sรฃo desenhadas para desbloquear novas รกreas do mapa por meio de Portรตes de Habilidade, o que foi demonstrado na demo do jogo disponibilizada no Steam no comeรงo deste ano.
Por exemplo, os jogadores acumulam gradualmente habilidades adicionais dos santuรกrios, como a Pedra de Bamba, que lhes permite congelar temporariamente rios e cachoeiras para escalar paredes. Quando questionado sobre outras mecรขnicas de controle de tempo no jogo, Peters esclareceu que nem todas as habilidades estรฃo ligadas ao tempo, mas mencionou uma habilidade parecida chamada Pulse.
“Isso muda o status dessas plataformas e barreiras. Eles tรชm uma versรฃo totalmente formada ou uma versรฃo quebrada, e dependendo da situaรงรฃo, vocรช gostaria que fosse um ou outro. Vocรช pode quebrรก-lo essencialmente rebobinando e avanรงando rapidamente o estado de um objeto.”
Tales of Kenzera: Zau – O Sistema de Bugigangas
Diferentemente da รกrvore de habilidades em Tales of Kenzera: Zau, que possibilita aos jogadores aprimorar as Mรกscaras do Sol e da Lua, Peter tambรฉm divulgou detalhes adicionais sobre o sistema de engenhocas do jogo. Esse sistema permite que os jogadores equipem uma quantidade selecionada de engenhocas para obterem benefรญcios especรญficos, conforme explicado por Peters.
Temos tambรฉm o sistema de bugigangas, que funciona como um sistema de buffs estatรญsticos. Vocรช tem um limite de bugigangas que pode equipar em Zau. Conforme descobre novas bugigangas pelo mundo, o jogador pode personalizar a construรงรฃo de Zau. Por exemplo, se desejar que seus ataques aรฉreos sejam mais potentes por realizar muitas aรงรตes no ar, pode equipar uma bugiganga que aumente o dano desses ataques.
Em geral, a combinaรงรฃo de diversas Mรกscaras e Bugigangas em Tales of Kenzera: Zau parece promissora, oferecendo um sistema de combate dinรขmico e ao mesmo tempo acessรญvel, com amplas possibilidades de personalizaรงรฃo para o personagem Zau. Essa caracterรญstica tem grande potencial para atrair tanto jogadores iniciantes quanto os mais experientes do gรชnero Metroidvania.