Embora haja muitos desenvolvedores queridos no mundo dos jogos, a Rockstar Games se destaca como um membro exemplar da comunidade. Red Dead Redemption é uma bela interpretação do Velho Oeste, e o próximo Grand Theft Auto 6 será o mais recente de uma longa e decorada linha de títulos genuinamente revolucionários.
Será preciso muito para superar seu antecessor em qualidade e longevidade, mas se a resposta ao seu recente trailer servir de indicação, sua popularidade já é evidente.
GTA 6 levará os jogadores de volta às ruas de Vice City, mas o que se esconde sob as areias e luzes de neon é um submundo de crime. Naturalmente, a polícia tem sido um grande elemento na série desde o início, e assim o próximo Grand Theft Auto tem a chance de evoluir os mecanismos de aplicação da lei, mais uma vez redefinindo o padrão.
A Polícia em Grand Theft Auto 5 era uma Espada de Dois Gumes
A franquia Grand Theft Auto, previsivelmente, sempre tratou de contornar a linha da lei. É líder na indústria em design de mundo aberto, mas essa inovação não tem substância se não houver motivo para explorá-la.
As atividades são abundantes, mas ter encontros com a lei é uma conclusão inevitável, e felizmente, as perseguições que se seguem são constantemente envolventes. Em Grand Theft Auto 5, elas são, sem dúvida, as melhores até agora, porque há tantas ruas ensolaradas que a perseguição pode explorar.
No entanto, Grand Theft Auto 5 foi criticado no lançamento porque a polícia é tão implacável em sua perseguição e pode ser acionada pelos motivos mais triviais. Às vezes, jogar o resto do jogo parecia como pisar em ovos, pois um movimento errado poderia interromper a atividade imediatamente porque a polícia chegaria num instante.
O sistema de “Procurado” de Red Dead Redemption 2 contornou o problema em parte, mas mesmo assim era inconsistente. Grand Theft Auto 6 precisa corrigir esses problemas desde o início.
Em um caso relacionado, Cyberpunk 2077 estava em uma posição privilegiada para revolucionar os sistemas policiais e não o fez. A CD Projekt Red prometeu uma Night City repleta de atividades criminosas e situações pouco desejáveis, mas em vez de abrir caminho e construir sobre o que Grand Theft Auto começou, ela seguiu na direção oposta. A polícia surgia do nada e atacava à vista pelo menor dos delitos.
Isso prejudicou a imersão, e como Cyberpunk 2077 falhou espetacularmente em avançar no conceito, agora parece que a pressão está sobre Grand Theft Auto 6 para ser o jogo que supere seus predecessores.
A Indústria de Jogos Busca Orientação em Grand Theft Auto
A Rockstar Games construiu um legado enorme ao longo das últimas duas décadas, com desenvolvedores AAA buscando sua influência e inspiração. Títulos que definiram gerações tentaram melhorar a estrutura criada por Grand Theft Auto, especialmente no que diz respeito à polícia, mas a maioria não alcança as alturas pretendidas. Isso significa que Grand Theft Auto permanece no topo da montanha nesse aspecto, e mais uma vez, a Rockstar tem que ser a luz guia dos jogos.
Com o lançamento iminente de Grand Theft Auto 6, o suposto aumento no tamanho do mapa e o histórico do desenvolvedor de buscar realismo significam que um sistema policial semelhante ao de Grand Theft Auto 5 não será suficiente.
Há uma ironia real no fato de que Grand Theft Auto, uma série conhecida por sua abordagem liberal ao comportamento criminoso, possui os melhores mecanismos policiais nos jogos, e ainda assim Grand Theft Auto 6 está melhor posicionado para dar um salto substancial e muito necessário.