Muitos fãs acham que Fallout é um jogo difícil de ser adaptado por seu estilo RPG e exploração de mundo aberto. No entanto, o Prime Video e Jonathan Nolan realizaram uma adaptação magistral para as telas, apresentando uma nova narrativa.
Com uma nova história, surgem novas adições ao universo de Fallout, e uma das alterações no lore é a verdadeira identidade dos responsáveis pelo lançamento das bombas nucleares durante a Grande Guerra. Essa mudança não é somente significativa, mas também adiciona várias camadas inéditas a cada narrativa que Fallout já explorou e ainda explorará. A Grande Guerra transformou o mundo, e Fallout, da Prime Video, transformou a franquia.
Nos anos que precederam a Grande Guerra, que teve a duração de apenas um dia, os Estados Unidos entraram em conflito com a China pela posse dos recursos globais de combustíveis fósseis. A Guerra Sino-Americana se espalhou pelo globo e culminou em Anchorage, no Alasca, onde os Estados Unidos travaram uma batalha árdua contra os chineses.
Após a Batalha de Anchorage, a China pediu aos EUA que cessassem os experimentos com energia nuclear, mas foi ignorada. Até então, acreditava-se que a China havia lançado as primeiras bombas nucleares contra os EUA, levando a um cataclismo global após retaliações. Contudo, essa versão dos eventos pode não ser exata, e possivelmente existia um enredo mais sombrio por trás da ruína mundial.
Quem estava realmente por trás do fim do mundo em Fallout?
- A Vault-Tec foi a empresa por trás dos Vaults, que foram comercializados como uma forma de as pessoas sobreviverem ao apocalipse e ressurgirem em um novo mundo.
- O início de Fallout retratou a Grande Guerra quando atingiu Los Angeles.
Nos jogos, a Guerra Sino-Americana é frequentemente apontada como a causa da Grande Guerra, mas isso era apenas uma fachada. Existia um enredo muito mais sombrio por trás do apocalipse. O fim do mundo foi comercializado e vendido ao público. Cooper Howard foi utilizado para dar um rosto amigável ao inverno nuclear, e o público aceitou isso.
Enquanto a Vault-Tec comercializava lugares nos Vaults de forma intensiva, enfrentava um problema maior. Sendo uma empresa de capital aberto, tinha responsabilidades para com seus investidores e acionistas. Era essencial vender espaços nos Vaults e todos os produtos associados. Comercializar o apocalipse nuclear era lucrativo, mas dependia da iminência de uma guerra nuclear. Sem a guerra, o fluxo de dinheiro cessaria e a Vault-Tec perderia sua influência sobre o futuro da humanidade.
Quando iniciaram as negociações de paz entre a China e os EUA, pondo fim ao segundo Susto Vermelho, a Vault-Tec percebeu alarmantemente que sua empresa estava à beira do colapso. Caso a paz fosse estabelecida, as pessoas pediriam o reembolso e os cofres permaneceriam inativos, representando um desperdício de recursos.
A Vault-Tec convocou líderes da indústria, incluindo Robert Edwin House, também conhecido como Mr. House de Fallout: New Vegas, oferecendo-lhes uma proposta. Com os Vaults preenchidos, cada companhia teria acesso a alguns para utilizarem conforme desejassem, seja para experimentos científicos ou outros fins. O objetivo da Vault-Tec era dominar as indústrias, convencendo-as da iminência do apocalipse. No entanto, isso implicava em assegurar que o apocalipse realmente ocorresse. Contrariando as crenças populares, não foi a China que lançou as bombas, mas sim a própria Vault-Tec, assegurando assim o controle sobre o novo mundo pós-apocalíptico.
A Guerra Sino-Americana serviu de fachada ideal para a Vault-Tec realizar seus planos malignos. A China foi o alvo perfeito, pois suas ações não eram questionadas nos EUA. A luta dos EUA contra a China se estendia por anos, e Cooper Howard até participou do combate na Batalha de Anchorage. Aqueles que previam os eventos futuros eram marcados como comunistas e ignorados devido às suas convicções políticas.
Foram rotulados de teóricos da conspiração e prontamente silenciados pela Vault-Tec. Existe a possibilidade de que a Vault-Tec tenha manipulado a guerra desde seu início, aguardando o momento ideal para iniciar o apocalipse. A Vault-Tec aparentemente preparava esse plano há tempos, evidenciado pelo desenvolvimento do Programa Executivo Jr.
Como a Vault-Tec continua a controlar
- Os fãs dos jogos Fallout muitas vezes descobriram Vaults aterrorizantes que estavam cheios de experimentos horríveis, Fallout do Prime Video agora confirmou a origem desses experimentos mostrando a Vault-Tec dando Vaults para diferentes empresas.
- Os cofres 31, 32 e 33 são um desses experimentos, tentando criar gerentes perfeitos usando os membros do programa Jr. Executive para a base genética.
A Vault-Tec almejava controlar não apenas o apocalipse, mas também o futuro inteiro dos EUA. Os executivos da empresa estavam cientes de que, nos Vaults, as pessoas poderiam resistir ao cataclismo que assolava a superfície. Enquanto seus adversários pereceriam, os Vaults assegurariam a perpetuação dos propósitos da Vault-Tec.
Bud Askins afirmou repetidamente a Cooper Howard que o tempo e a gestão são as maiores armas da humanidade contra os inimigos. Os Vaults asseguravam que o tempo estivesse ao seu favor, e o programa Jr. Executive prometia uma administração impecável. Os Bud’s Buds, como eram conhecidos os executivos selecionados por Askins, eram a garantia de Bud de que poderia comandar o futuro a partir do Vault 31.
O Vault 31 distinguia-se dos demais, repleto de câmaras criogênicas ocupadas pelos executivos da Vault-Tec. Sempre que era necessário um novo Overseer para o Vault 32 ou 33, despertavam alguém das câmaras criogênicas do Vault 31.
Isso assegurou que os Vaults permanecessem sob o controle da Vault-Tec, e também resultou na nova geração de americanos sendo nascida e educada como defensores da Vault-Tec. Lucy, filha de um executivo júnior da Vault-Tec, tomou conhecimento dos terrores do Wasteland e das práticas da Vault-Tec. Seu irmão, Norm, desvendou o mistério do Vault 31 e descobriu que Bud havia sobrevivido como um cérebro, protegendo seus executivos até que todos os adversários da Vault-Tec fossem eliminados.
À medida que a Nova República da Califórnia ganhava força e a mãe de Lucy fugia para a capital da NCR, o supervisor Hank MacLean partiu em busca de sua esposa e filhos. Contudo, diante da recusa da esposa em retornar, ela se tornou uma adversária. A Vault-Tec lançou outra bomba, eliminando Shady Sands do mapa. Com executivos abrigados nos Vaults e a habilidade de bombardear aqueles que lhes opõem resistência, a Vault-Tec assegurou um controle rígido sobre a Wasteland após o apocalipse.
A Guerra Sino-Americana é retratada como o cenário de toda a violência e apocalipse nos Estados Unidos no universo de Fallout. A China e os comunistas foram posicionados como o inimigo ideal, precipitando a Grande Guerra. Contudo, na verdade, eram as corporações, o capitalismo e a Vault-Tec que orquestravam o apocalipse e ditavam sua reconstrução. A Vault-Tec tratava a sociedade como um laboratório experimental, fazendo o que bem entendesse para maximizar lucros e exercer controle global.