Uma patente recentemente divulgada indica que a Electronic Arts estรก desenvolvendo um sistema de passe de batalha ramificado, o qual possibilitaria aos jogadores escolherem suas recompensas em um mapa nรฃo linear. As mรบltiplas patentes registradas pela EA fornecem vislumbres dos esforรงos de pesquisa e desenvolvimento da companhia, com este documento mais recente ressaltando novamente a atenรงรฃo da EA aos passes de batalha.
Fundada em 1982, a Electronic Arts (EA) evoluiu para se tornar uma gigante na indรบstria de videogames. A empresa ampliou sua atuaรงรฃo no mercado, associando-se a uma vasta gama de tรญtulos esportivos e desenvolvendo franquias prรณprias, como The Sims. Recentemente, a EA tem implementado sistemas de passe de batalha em seus jogos de forma consistente, e um novo registro de patente indica o compromisso da empresa com o conteรบdo monetizado.
Segundo uma patente arquivada pela EA em agosto de 2023, a companhia estรก trabalhando em um inovador passe de batalha com estrutura ramificada. Esse sistema permitiria que os jogadores escolhessem as recompensas que querem desbloquear conforme avanรงam. Diferentemente dos sistemas lineares tradicionais, que seguem uma sequรชncia fixa de recompensas, o novo modelo proposto ofereceria um mapa de desbloqueรกveis nรฃo linear, dando aos jogadores a liberdade de traรงar seu prรณprio percurso baseado nas recompensas que preferirem.
Isso daria aos jogadores mais autonomia na personalizaรงรฃo de seus personagens, potencialmente aumentando o engajamento com o passe de batalha ramificado. Contudo, รฉ importante lembrar que nem todas as patentes registradas por empresas como a EA resultam em produtos finais, portanto, nรฃo รฉ possรญvel assegurar que este sistema serรก efetivamente lanรงado ao mercado.
Detalhes da patente do sistema EA Branching Battle Pass
De acordo com a patente do passe de batalha ramificado da EA, este novo sistema propรตe um modelo de progressรฃo nรฃo linear, oferecendo aos jogadores maior controle sobre sua evoluรงรฃo no jogo. Por exemplo, um caminho pode focar em mรบltiplos upgrades de armas, enquanto outro pode se concentrar em skins de personagens. Jogadores interessados em aprimorar suas habilidades competitivas podem optar por desbloquear armas ao invรฉs de coletar itens cosmรฉticos antes de obter os upgrades que desejam.
O sistema de passe de batalha ramificado permitiria aos jogadores ignorar itens que nรฃo desejam e focar nos desbloqueรกveis de sua preferรชncia. Este sistema, que lembra a estrutura da grade de esferas de Final Fantasy 10, poderia alterar a percepรงรฃo dos usuรกrios sobre os passes de batalha, embora ainda nรฃo esteja confirmado se serรก implementado.
As controvรฉrsias em torno dos passes de batalha seguem dividindo a comunidade de jogadores, enquanto empresas como a Electronic Arts exploram novas formas de incorporรก-los em diversos jogos e sรฉries. Embora ainda nรฃo esteja claro se um passe de batalha mais diversificado poderia revitalizar o sistema amplamente adotado, รฉ notรณrio que a EA mantรฉm um foco consistente em desenvolver e aprimorar passes de batalha, tanto nos seus tรญtulos quanto internamente.