Uma patente recentemente divulgada indica que a Electronic Arts está desenvolvendo um sistema de passe de batalha ramificado, o qual possibilitaria aos jogadores escolherem suas recompensas em um mapa não linear. As múltiplas patentes registradas pela EA fornecem vislumbres dos esforços de pesquisa e desenvolvimento da companhia, com este documento mais recente ressaltando novamente a atenção da EA aos passes de batalha.
Fundada em 1982, a Electronic Arts (EA) evoluiu para se tornar uma gigante na indústria de videogames. A empresa ampliou sua atuação no mercado, associando-se a uma vasta gama de títulos esportivos e desenvolvendo franquias próprias, como The Sims. Recentemente, a EA tem implementado sistemas de passe de batalha em seus jogos de forma consistente, e um novo registro de patente indica o compromisso da empresa com o conteúdo monetizado.
Segundo uma patente arquivada pela EA em agosto de 2023, a companhia está trabalhando em um inovador passe de batalha com estrutura ramificada. Esse sistema permitiria que os jogadores escolhessem as recompensas que querem desbloquear conforme avançam. Diferentemente dos sistemas lineares tradicionais, que seguem uma sequência fixa de recompensas, o novo modelo proposto ofereceria um mapa de desbloqueáveis não linear, dando aos jogadores a liberdade de traçar seu próprio percurso baseado nas recompensas que preferirem.
Isso daria aos jogadores mais autonomia na personalização de seus personagens, potencialmente aumentando o engajamento com o passe de batalha ramificado. Contudo, é importante lembrar que nem todas as patentes registradas por empresas como a EA resultam em produtos finais, portanto, não é possível assegurar que este sistema será efetivamente lançado ao mercado.
Detalhes da patente do sistema EA Branching Battle Pass
De acordo com a patente do passe de batalha ramificado da EA, este novo sistema propõe um modelo de progressão não linear, oferecendo aos jogadores maior controle sobre sua evolução no jogo. Por exemplo, um caminho pode focar em múltiplos upgrades de armas, enquanto outro pode se concentrar em skins de personagens. Jogadores interessados em aprimorar suas habilidades competitivas podem optar por desbloquear armas ao invés de coletar itens cosméticos antes de obter os upgrades que desejam.
O sistema de passe de batalha ramificado permitiria aos jogadores ignorar itens que não desejam e focar nos desbloqueáveis de sua preferência. Este sistema, que lembra a estrutura da grade de esferas de Final Fantasy 10, poderia alterar a percepção dos usuários sobre os passes de batalha, embora ainda não esteja confirmado se será implementado.
As controvérsias em torno dos passes de batalha seguem dividindo a comunidade de jogadores, enquanto empresas como a Electronic Arts exploram novas formas de incorporá-los em diversos jogos e séries. Embora ainda não esteja claro se um passe de batalha mais diversificado poderia revitalizar o sistema amplamente adotado, é notório que a EA mantém um foco consistente em desenvolver e aprimorar passes de batalha, tanto nos seus títulos quanto internamente.